segunda-feira, 25 de maio de 2009

Documentário “Abaixando a máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca”

Guillermo Planel e Renato de Paula dirigiram o documentário “Abaixando a máquina - Ética e Dor no Fotojornalismo Carioca”, que mostra a rotina de diversos fotógrafos em meio a situações complicadas do cotidiano da profissão. O filme mostra cenas de pessoas que se arriscam por boas fotos, onde o ofício os leva a desejar que algo de trágico aconteça o tempo todo, para que possa render boas fotografias.
Muitos profissionais do ramo como: Alex Ferro, Alexandre Brum, Ana Branco, Berg Silva, Carlos Wrede, Custódio Coimbra, Daniel Ramalho, Domingos Peixoto, Estefan Radovicz, Evandro Teixeira, Flavio Damm, Gabriel de Paiva, Guilherme Pinto, Ignácio Ferreira, Ivo Gonzalez, J. Egberto, João Laet, Leonardo Rozario, Luis Alvarenga, Luiz Morier, Marcelo Carnaval, Márcia Foletto, Marcos Tristão, Michel Filho, Orlando Abrunhosa, Severino Silva, Uanderson Fernandes, Wania Corredo e Wilton Jr dão depoimentos de como é complicado não se envolver com aquilo que veem, como mães enterrando filhos, crianças inseridas numa sociedade violenta, tiroteios, entre outros.
As imagens mostram ao espectador que a realidade do Brasil, mais precisamente do Rio, passa as ser entendida com mais precisão a partir do momento que é fotografada. Os fatos ocorridos passam a chocar mais quando são escritos em jornais, revistas, sites e etc. e são acoplados às figuras, uma imagem realmente vale mais que muitas palavras.
No ‘outro lado da moeda’, a máquina dos profissionais registra momentos de descontração, como futebol e samba, na cidade do Rio de Janeiro, momentos esses que tiram temporariamente da mente dos fotógrafos algumas cenas de barbáries que presenciam.
Documentário de 2008, vale a pena assistir.

Nenhum comentário: